Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

No divã

No divã

Sex | 07.09.18

Um livro recomendado

O desafio minimalista de hoje consiste em organizar a lista de leitura e, a propósito de leituras, venho falar-vos - um pouco apenas e na perspetiva de vos deixar com vontade de ler - de um livro que me marcou.

 

 

Mataram a cotovia é um dos meus livros preferidos. Apesar de fazer parte da lista do Plano Nacional de Leitura para o 3º ciclo, é um livro para todas as idades. Li-o há uns quantos anos e certamente que repetirei a experiência no futuro. Por tudo: a simplicidade da escrita de Harper Lee, o humor (uma vez ri-me tanto no comboio que as pessoas à minha volta devem ter achado que enlouqueci) e a profundidade dos temas em que a autora toca.

Mataram a cotovia é então a história de Scout, do seu irmão e do pai (viúvo), que é advogado. E é este pai, que é a encarnação da justiça e da defesa pelos direitos dos outros, que encoraja Scout e o irmão a refletirem ao invés de se deixarem levar pela ignorância e o preconceito. A história gira em torno de um caso que Atticus (o pai) aceita defender em tribunal: um negro acusado de ter violado uma rapariga branca, no Alabama, durante a Grande Depressão.

Recomendo vivamente a leitura deste livro, assim como a continuação do mesmo (Vai e põe uma sentinela). 
E vocês, já leram este livro? O que acharam? 

2 comentários

Comentar post