Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

No divã

No divã

Qua | 05.09.18

DIAS 4 e 5| Reclamações e prioridades

Hoje é o quinto dia do desafio minimalista e, se me têm acompanhado, sabem que tenho contado como tem corrido (aqui e aqui).

Ontem era dia de não reclamar e, para hoje, pede-se que se identifique 3 prioridades na vida. Sintam-se à vontade para continuar a leitura:

 

DIA 4| Passar o dia sem reclamar

Este dia serviu para, pelo menos, perceber que... passo a vida a reclamar. Escusado será dizer que não atingi o objetivo de ontem. Shame on me!

 

DIA 5| Identificar 3 prioridades na minha vida

Algures neste post referi que tenho tido alguma dificuldade em planear a minha vida. Portanto... definir 3 prioridades na minha vida era mesmo o que eu estava a precisar para começar a alinhar as ideias.

 

Resultado de imagem para prioridades

 

A primeira prioridade na minha vida... sou eu. Preciso de mudar o foco do trabalho e até dos outros. Preciso de não me deixar para último plano, de não pensar "se tiver tempo de lá chegar, tudo bem; se não tiver, não faz mal". Faz mal, sim. Ninguém morre por não ser a prioridade número um na sua vida, mas também é verdade que ninguém pode ajudar ninguém se não estiver bem... e quando não nos priorizamos, às páginas tantas, já não temos disponibilidade - mental, emocional ou o que lhe quiserem chamar - para os outros, para o trabalho, para os estudos ou para outra coisa qualquer. Assim, para ser melhor pessoa e também melhor profissional, vou cuidar de mim e colocar-me na minha agenda.

A minha rede de suporte (a minha Família e os Amigos) será a minha segunda prioridade. Sinto que ao longo dos últimos tempos (quase dois anos) tenho dado muito ao trabalho e que quando estou com a minha família, com o meu namorado ou com os meus amigos não estou verdadeiramente presente, tenho mil e uma coisas na cabeça ou estou a fazer mil e uma coisas. Quero muito mudar isto, mas sei que para que isto aconteça preciso de fazer da prioridade número um uma prioridade a sério.

Para o terceiro e último lugar escolhi a próxima etapa académica que irá começar em breve. Depois de perguntar segundas opiniões a 30 pessoas diferentes, decidi que iria continuar a estudar. Não irei desenvolver muito este tópico agora mas, a seu tempo, tecerei algumas considerações acerca do mesmo.